Use o Google My Business para divulgar a sua empresa

O Google My Business é uma plataforma que ajuda qualquer negócio a ser encontrado online. No entanto, muitas empresas ainda não sabem como funciona esta ferramenta gratuita do Google.

Esta ferramenta permite gerir os comentários feitos pelas pessoas/clientes, fotografias e localização, possibilitando a sua inserção no Google Maps e pesquisa local. Além disso, permite aumentar o ranking do site e alcançar um maior número de potenciais clientes.

Porquê usar?

Como já sabe, configurar um perfil no Google My Business vai ajudar no posicionamento da empresa nos resultados dos motores de busca, nomeadamente o Google. Portanto, isto tratá vantagens:

  • Irá aparecer mais facilmente na pesquisa orgânica;
  • A empresa poderá aparecer no Google Maps;
  • Pode usar a localização para classificar melhor nas pesquisas locais;
  • Os clientes poderão facilmente classificar a empresa.

A configuração da empresa nesta plataforma faz com que determinados dados estejam correctamente listados, como o nome, a morada, o contacto telefónico, a descrição da empresa, o website e o horário de funcionamento. Estes dados aparecerão de forma consistente em todas as plataformas do Google, como:

  • Resultados de pesquisa do Google
  • Geolocalização
  • Google Maps
  • Comentários do Google

Assim, a partir de um só painel, poderá fazer toda a gestão do seu perfil de negócios do Google, inclusive quando tem mais do que uma localização.

Como optimizar o Google My Business?

1 – Comece por criar uma contaaceda à plataforma para criar a sua conta.

2 – Preencha as informações: coloque os dados da empresa: nome, telefone, morada, horário, website, entre outros. Certifique-se de que as informações estão iguais às do seu website e se estão correctas.

3 – Faça a verificação: depois da criação da conta, o Google vai enviar um código para a empresa, de modo a verificar que é o representante legal da empresa.

4 – Personalize o painel: quanto mais informações adicionar, melhor.

5 – Coloque as categorias: deve colocar as categorias e atributos do negócio, pensando nas palavras-chave relacionadas com o seu negócio. Não se esqueça de ser específico.

6 – Peça avaliações aos clientes: muitas pessoas pesquisam antes de comprar algo. Por isso, as avaliações dos clientes são importantes, pois mais rapidamente vão estimular outras pessoas a efectuar compras.

7 – Responda às avaliações: principalmente se houver comentários negativos, é importante responder aos comentários. Se não responder a comentários negativos, os clientes ficarão ainda mais frustrados. Lembre-se de colocar as emoções de parte e responda, pedindo desculpas. Depois, fale com a pessoa em privado, por exemplo por email, para tentar solucionar o problema.

8 – Coloque fotos: deve ter, pelo menos, uma foto actualizada de perfil e de capa.

9 – Active as mensagens: se a pessoa quiser fazer alguma pergunta, é boa opção habilitar as mensagens.

10 – Crie conteúdo: pode, por exemplo, comunicar algum evento, mostrar produtos novos, novidades da empresa, entre muito mais.

11 – Acompanhe as estatísticas: através do Google My Business Insights, pode ver como o público localiza a empresa, as suas localizações, a que horas ligam, etc.

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