Quer aumentar a taxa de conversão do Email Marketing?

O Email Marketing é um dos canais de marketing digital mais usados para gerar vendas. Por isso, esta estratégia é muito escolhida pelas empresas, para conseguirem chegar aos seus clientes. Tendo em conta que a concorrência é cada vez maior, torna-se necessário desenvolver as suas próprias campanhas, de modo a manter o contacto com o público.

Assim, para aumentar a taxa de conversão do Email Marketing, é preciso seguir determinadas regras. A linguagem, a linha de assunto e a frequência dos envios podem ser importantes durante a decisão de compra.

Como aumentar a taxa de conversão do Email Marketing?

Construa uma lista de emails de qualidade

Não adianta ter uma grande lista de emails, se apenas alguns subscritores se interessarem pelo conteúdo. Convém actualizar as listas e adicionar novos contactos que realmente queiram receber as comunicações da sua empresa.

Ao melhorar a sua lista, aproveite para enviar emails aos subscritores actuais. Além disso, volte a contactar os subscritores inactivos, enviando uma oferta atractiva para que voltem a ter interesse pela marca. Verá que assim vai aumentar a taxa de conversão do Email Marketing.

Segmente o público

Este ponto é muito importante em qualquer canal de Marketing. Os consumidores actuais são muito mais selectivos e, portanto, não vão responder a todas as campanhas de email. Se começarem a receber emails irrelevantes, a taxa de cancelamentos vai aumentar. Por isso, é muito importante segmentar o público e enviar conteúdo adequado para cada grupo.

Personalize os seus emails

A personalização é cada vez mais importante. Além de oferecer conteúdo de qualidade, dê um toque pessoal aos emails, para aumentar as taxas de abertura e de cliques. Isto é possível através da automação, que ajuda a enviar mensagens mais personalizadas, melhorando o impacto das campanhas de email.

Tenha em conta o processo de compra

Conhecer o público-alvo não é suficiente; é preciso também saber como é o processo de compra dos clientes. Só assim se poderá enviar conteúdo relevante na hora certa.

O processo de compra é o caminho do consumidor, desde o reconhecimento do seu problema, até à decisão de comprar o produto. O email marketing deve conduzir a pessoa para a próxima etapa.

Defina a frequência de envios

Cuidado com o excesso de mensagens enviadas, pois as pessoas vão-se cansar e fazer unsubscribe. Da mesma forma, enviar poucos emails pode fazer com que as pessoas fiquem menos envolvidas com a sua marca. Isto vai deitar abaixo a sua taxa de conversão no Email Marketing. Portanto, defina a frequência de envios e mantenha esse ritmo.

Tenha também em atenção o dia e hora de envio, pois há períodos em que as pessoas estarão mais propensas a envolver-se com a marca. Para isso, é bom fazer testes e ver em que altura o público interage mais.

Escolha um bom assunto

O assunto do email é a primeira coisa que o subscritor lê. Assim, pode definir a taxa de abertura do email, ou seja, se as pessoas vão decidir abrir ou não.

Por isso, há que usar o assunto de email para chamar a atenção. Tente despertar a curiosidade das pessoas, fazendo com que abram o conteúdo para ver do que se trata.

Lembre-se que o assunto deve ser curto, para aparecer nos dispositivos móveis.

Inclua links e CTAs

Para ajudar a pessoa com o processo de compra, inclua links no seu texto, a direccionar para uma página de produto, artigo do blog ou outro destino relevante. Use também botões para as redes sociais, de modo a aumentar o reconhecimento da marca.

Mais importante ainda é adicionar pelo menos um call to action (CTA). É um botão que incentiva a pessoa a tomar uma acção, por exemplo, “faça o download”. Para destacar o seu call to action:

  • Use uma cor contrastante;
  • Posicione-o num local estratégico;
  • O seu tamanho deve ser maior em relação aos outros elementos do email;
  • Experimente usar um efeito 3D.

Evite usar termos genéricos, como “clique aqui”. Convém ser mais transparente, deixando claro o que o leitor irá ver quando clicar no botão.

Acompanhe os resultados

Nunca saberemos se haverá taxa de conversão do Email Marketing se não analisarmos os resultados. Assim, saberá o que deve ser alterado na sua estratégia. Por exemplo, se a taxa de abertura estiver mais baixa do que o normal, identifique o assunto de email, pois provavelmente esse elemento precisa de alteração.

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