O que são Soft e Hard Bounces em Email Marketing?

Bounce é um endereço electrónico que não pode receber emails devido a algum erro, seja ele permanente ou temporário. Portanto, significa que o seu email enviado foi rejeitado por esse lead.

Os bounces também podem ser entendidos como uma métrica de qualidade da sua base de contactos, pois altos níveis de rejeição de email indicam que precisa de rever e limpar a sua base de dados, bem como o modo de capturar os leads.

Existem dois tipos: Soft Bounces e Hard Bounces. Vamos ver quais são e como funcionam.

Diferença entre Soft e Hard Bounces

Soft Bounces

O Soft Bounes ocorre quando um lead rejeita o email por um motivo temporário, por exemplo:

  • Caixa de entrada cheia;
  • O servidor de email da pessoa não responde;
  • O email é muito grande e demora a ser entregue;
  • A protecção anti-spam do servidor rejeitou a campanha;
  • Foi ultrapassada a quantidade máxima de envios para o mesmo servidor, num determinado período de tempo.

Quando o lead deixa de ser um Soft Bounce, a campanha não é reenviada. No entanto, é possível enviar outras campanhas para este lead, uma vez que isso é temporário.

Hard Bounces

Os leads são classificados como Hard Bounces quando:

  • O endereço de correio electrónico do lead não existe ou foi escrito de forma incorrecta;
  • O domínio não existe;
  • O servidor de email do lead bloqueou o envio dos seus emails.

O Hard Bounce é um estado permanente, ou seja, esse lead não será reactivado para enviar as suas campanhas.

É recomendável que a sua campanha não tenha mais do que 3% de Hard Bounces, pois os altos índices desse erro são um indicador de que a sua lista de contactos foi comprada ou já é muito antiga. Portanto, sempre que um email retorne como Hard Bounce, é aconselhável inactivá-lo da lista de contactos, para garantir a boa reputação nos servidores de email.

Quer saber mais sobre Email Marketing? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *