Qual a importância duma lista de contactos segmentada?

O Email Marketing é uma estratégia que traz retorno, pois o custo é baixo comparado com os resultados que pode trazer. No entanto, ter muitos contactos na sua lista não significa que vai ter mais retorno. Saiba a importância que uma lista de contactos segmentada tem para a sua estratégia de Marketing.

Tipos de segmentação de listas de contactos

Segmentação por dados pessoais

Pode dividir o seu público conforme informações pessoais, como idade, sexo, localização, país, data de compra, data de aniversário, produtos comprados, etc. Por exemplo, se vende cosméticos e vende um determinado produto usado exclusivamente pelo público feminino mais jovem, convém segmentar por sexo e idade. Ou então se vende, por exemplo, roupa e quer promover uma camisola que diga “as lendas nasceram em Abril”, ou outro mês qualquer, convém segmentar por data de nascimento.

Segmentação por comportamento

Aqui, o importante é a interacção das pessoas com os emails enviados pela sua empresa. Pode ser, por exemplo, quem nunca abriu, quem abre mais vezes, quem clica nos botões, etc. Assim, pode reenviar emails que os utilizadores que nunca abriram a mensagem.

Qual a importância duma lista de contactos segmentada?

A ideia é enviar a mensagem certa ao público certo, de acordo com os dados que tem sobre o seu público-alvo. Por exemplo, não é muito boa ideia enviar emails sobre roupa de criança a pessoas que não têm filhos, pois o conteúdo não é minimamente relevante para elas, a menos que queiram oferecer roupa a algum primo. Assim como também não faz sentido enviar newsletters sobre computadores quando a pessoa comprou um recentemente.

Portanto, uma segmentação bem realizada evita que as pessoas percam o interesse e não se aborreçam com o recebimento de conteúdo desinteressante para elas.

Além disso, tenha cuidado, pois a insatisfação pode ser tanta que podem marcar o seu email como spam.

Em suma, tenha o cuidado de segmentar a sua lista e verá que obterá melhores resultados! Envie a mensagem certa às pessoas certas e preocupe-se sempre em criar conteúdo relevante para o seu público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *