Quais são os tipos de Email Marketing que pode usar?

No planeamento da sua estratégia de email marketing, certamente já se perguntou que tipos de email marketing pode usar e como usá-los.

Há que definir bem as metas antes de começar a planear a estratégia e, principalmente, saber que tipos de email marketing são mais adequados para as diferentes listas de contactos. Cada tipo tem as suas vantagens e objectivos.

Então, que tipos de Email Marketing existem?

Campanhas promocionais

Este é um dos tipos de email marketing mais usados. As campanhas promocionais são úteis para despertar o interesse dos usuários em avançar no funil de vendas, ou seja, estimulá-los a efectuar uma compra ou várias. Seo cliente já adquiriu um produto ou serviço, uma boa prática será enviar emails que ofereçam produtos ou serviços semelhantes ou complementares aos que foram comprados, com vantagens para os clientes, como descontos especiais.

Ao enviar campanhas para várias leads, crie códigos promocionais exclusivos. Assim, está a transmitir a ideia de exclusividade para os seus subscritores, ajudando a aumentar as taxas de abertura e de conversão (pois eles sentir-se-ão únicos!).

Incluimos aqui as campanhas sazonais, que são enviadas em épocas como a Páscoa, Natal, entre outros.

Newsletters

As newsletters são ideais para haver mais conexão com o público e gerar fidelidade. Servem para divulgar novos produtos ou serviços ou até mesmo notificar as pessoas sobre novos conteúdos no blog ou no site. O intuito é construir confiança, sem o objectivo directo de gerar vendas. Uma sugestão é enviar uma ou duas vezes por mês, sobre como foi o mês da empresa e destacando os principais conteúdos, por exemplo, um top 5 dos artigos mais vistos no blog.

Pesquisas e feedback

Ao enviar formulários através do Email Marketing, as empresas conseguirão perceber as necessidades dos clientes e ter seu o feedback. Isso inclui comentários sobre os produtos e serviços, perguntas sobre o que gostariam de ler no blog, ou então pesquisas para entender o comportamento dos consumidores. Estas informações são úteis para usar em planos futuros.

Para incentivar as pessoas a preencherem os formulários, ofereça um incentivo, por exemplo cupões com códigos de desconto.

Transaccional

As plataformas de email marketing permitem automatizar os emails com base nas acções do clientes. Pode enviar estes emails automáticos quando:

  • Um produto foi adquirido;
  • Um serviço foi concluído;
  • Um usuário preencher um formulário;
  • Novos usuários se inscreveram no blog;

Emails transaccionais podem ser os de de confirmação de compra, de boas-vindas e de aniversário.

Email de boas-vindas

Como referido acima, este é um tipo de email transaccional e um dos tipos de email marketing mais eficazes, pois se demorar muito tempo a entrar em contacto com um novo subscritor, pode-se correr o risco de que ele se esqueça que se inscreveu na lista. Além disso, os emails de boas-vindas têm altas taxas de abertura, de cliques e geram mais receita.

Nestes emails, pode incluir um agradecimento, bem como uma breve descrição da empresa. Leia as nossas dicas para escrever um bom email de boas-vindas.

Carrinho abandonado

Estes emails são automatizados e, portanto, accionados conforme as acções dos usuários. Quando alguém adiciona itens ao carrinho, mas acabou por não comprar, a empresa pode enviar um email a incentivar a conclusão da compra. Pode até incluir um código de desconto.

Agradecimento

Pode enviar um email a agradecer uma compra, por se ter inscrito na newsletter, por ter fornecido feedback ou outras formas de interacção.

Pode automatizar o email para ser enviado logo após uma certa acção (uma compra, preenchimento de um formulário, etc). Além disso, pode enviar um email personalizado depois de alguém ter efectuado uma compra. Isto usa-se mais para compras com preços mais altos ou itens personalizados.

Convites

Estes emails são enviados para promover eventos organizados pela empresa, convidando as pessoas a participar nos mesmos e a fazer a inscrição. Portanto, inclua todas as informações necessárias, como o local, data, hora, limite de participantes, etc.

Operacionais e informativos

Estes tipos de email marketing são notícias importantes e comunicados. Pode ser a avisar manutenção do site, período de férias da empresa, mudança das políticas de privacidade, etc.

Comece a usar os tipos de Email Marketing que mais se adequam à sua empresa e à sua estratégia.

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