O primeiro SMS do mundo foi enviado há 27 anos

No dia 3 de Dezembro de 1992, precisamente há 27 anos, foi enviado o primeiro SMS do mundo. Neil Papworth, developer do Sema Group, enviou uma SMS (Service Text Message) a Richard Jarvir, executivo da Vodafone britânica. Contudo, este primeiro SMS do mundo não foi enviado a partir de dois telemóveis, como seria normal, mas sim entre um computador e um telemóvel.

A mensagem enviada por Papworth, a partir do computador, era muito simples: dizia “Merry Christmas”. O telemóvel de Jarvir, que recebeu a mensagem, era um Orbitel 901.

Orbitel 901

Porém, Jarvis não tinha possibilidade de responder, pois os telemóveis na época ainda não tinham a capacidade de enviar SMS. Por isso, Neil enviou a mensagem de texto a partir de um computador.

Como surgiu a ideia do SMS?

Foi Matti Makkonen, um engenheiro finlandês na área das comunicações móveis, que teve a ideia de criar mensagens de texto entre dois telemóveis. O engenheiro sugeriu a sua ideia em 1984, numa conferência de telecomunicações. No entanto, a ideia só foi concretizada em 1994, com o lançamento do Nokia 2010, que já tinha capacidade para enviar e receber mensagens de texto, ao contrário dos restantes aparelhos da época.

Nokia 2010

Hoje em dia

Hoje em dia, o uso do SMS está em ligeiro declínio, devido ao uso de outras formas de comunicação online, como o Messenger e o Whatsapp. Porém, ainda é muito usado entre os utilizadores e muito útil para envios de SMS Marketing. Foi graças a ele que as formas de comunicação entre as gerações actuais se alterou e modernizou tanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *