Opt-in e opt-out em Email Marketing

Se ainda não sabe qual é a diferença entre opt-in e opt-out em Email Marketing, este artigo é perfeito para si! Vamos ver então qual a diferença entre os dois.

Opt-in: o que é?

O opt-in está relacionado com o consentimento do cliente, ou seja, é quando a pessoa autoriza que a empresa lhe envie emails, por exemplo comunicados, newsletters, promoções, etc. Normalmente, estes emails são captados através de um campo dentro do próprio website que diz “Subscribe” ou “assine a nossa newsletter”, por exemplo. Também pode ser mediante uma landing page, na qual as pessoas colocam os seus contactos em troca de algo, como um curso gratuito ou um ebook.

Double opt-in

Isto é, basicamente, um opt-in reforçado, ou seja, uma dupla confirmação do interesse em receber Email Marketing. Basicamente, a pessoa adiciona os seus dados nos campos do website. Após receber os dados da pessoa interessada, a empresa envia um email com um link de confirmação da assinatura na lista de contactos. A pessoa interessada tem de clicar nesse link para poder confirmar a assinatura. Assim, está a informar, pela segunda vez, que pretende receber emails da empresa.

Soft opt-in

Soft opt-in é uma forma implícita de enviar comunicações para alguém, na medida em que não conta com uma autorização explícita, mas tem de haver um relacionamento prévio entre a pessoa e a empresa. Neste caso, as pessoas não assinam a newsletter no site. Tem de haver um relacionamento entre ambas as partes que permite o envio de emails.

As listas de soft opt-in são usualmente feitas a partir de contactos profissionais, normalmente recolhidos em feiras ou eventos de negócios. Esta forma de contacto é legal e, portanto, não é considerada SPAM. No entanto, convém que a empresa informe as pessoas sobre a possibilidade de as incluir na lista de contactos.

Opt-out

Opt-out ocorre quando o usuário remove a sua inscrição na lista de contactos da empresa, a qualquer momento. A pessoa clica num link (obrigatório) dentro do email que recebeu, sem ser obrigado a dar qualquer justificação.

Portanto, agora que já entendeu a diferença entre os dois, defina qual a melhor maneira para recolher emails!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *