Métricas de Email Marketing para o sucesso da sua campanha

Muitas empresas ainda pensam que o Email Marketing não gera resultados e é uma estratégia falhada. Na verdade, o que realmente acontece é que os resultados não são devidamente analisados. Para analisar correctamente os resultados, há que conhecer as métricas de Email Marketing e saber acompanhá-las.

As ferramentas de email costumam disponibilizar relatórios, que permitem avaliar estas métricas, como a taxa de abertura e a taxa de cliques.

Neste artigo, vamos mostrar quais as métricas de Email Marketing que ajudam a acompanhar de perto as suas campanhas e a medir os resutlados.

Métricas de Email Marketing

1 – Taxa de entrega

Esta métrica é o número de emails que foram realmente entregues à sua base de dados. Se tem uma baixa taxa de entrega leia o nosso artigo sobre dicas de Email Marketing.

2 – Taxa de abertura

Esta taxa diz-nos quantas pessoas abriram o email. Esta taxa diz-nos se a estratégia está a ter sucesso, nomeadamente se a linha de assunto foi bem escolhida. Se a taxa de abertura é baixa, pode melhorá-la das seguintes maneiras:

  • Conteúdo relevante: envie conteúdo que possa realmente interessar aos seus leitores.
  • Trabalhe a linha de assunto: escolha um assunto forte, que desperte a curiosidade e capte a atenção das pessoas. Para isso, analise os gostos e preferências dos leitores.
  • Segmente o público: a segmentação é muito importante. Como referimos no ponto acima, analise o público e as suas preferências.

3 – Taxa de spam

Se não estiver atento a esta taxa, pode prejudicar a sua reputação e imagem da marca. Isso porque pode haver muitas pessoas a marcar os seus emails como spam sem se dar conta. Por isso, esteja sempre atento. O ideal é limpar a sua lista de contactos regularmente, enviar emails de um endereço constante e ser honesto nas linhas de assunto. Leia o nosso artigo sobre como evitar a caixa de spam.

4 – Taxa de rejeição (bounce rate)

Ao contrário da taxa de entrega, este é o número de emails que nunca chegaram aos destinatários. Há dois tipos de rejeição: hard bounces e soft bounes. Para entender melhor as diferenças entre cada uma, leia estenosso artigo.

5 – Taxa de unsubscribe

Esta métrica é o número de pessoas que cancelam a inscrição na lista de contactos. Uma pessoa pode cancelar por diversos motivos, mas se a taxa for grande, há que repensar a estratégia.

O ideal é esta taxa rondar cerca de 1%. Mais do que isto, é preciso avaliar o que está a correr mal.

Avalie a frequência com que envia emails, se emprega a linguagem correcta, etc.

6 – Taxa de cliques

Esta é uma das principais métricas de Email Marketing, pois dá-nos dados sobre o número de vezes e o número de pessoas que clicaram nas ligações. Esta métrica deve ser acompanhada com frequência, pois calcula a performance de cada email. Assim, será que tipo de email gera mais interacções.

7 – Taxa de conversão

O principal objectivo do Email Marketing é tornar as leads em clientes. Portanto, a taxa de conversão mostra quantas pessoas concluíram a acção proposta no email, como ir para uma landing page ou efectuar uma compra.

8 – Taxa de crescimento da lista

Como o próprio nome indica, esta métrica analisa o crescimento da lista de contactos. Ajuda a avaliar qual é a melhor estratégia para abordar os usuários e convertê-los em leads.

Uma boa dica para aumentar a taxa de crescimento é colocar o link para assinar a newsletter, em todas as páginas do site, para atrair mais visitantes. É também importante usar técnicas de SEO, para atrair novos visitantes ao site.

9 – Retorno no investimento (ROI – Return on Investment)

Esta é uma das mais importantes métricas de Email Marketing para analisar a performance geral da campanha e se está a haver o retorno esperado.

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