Veja como o Email Marketing ajuda a fidelizar os clientes

Fidelizar os clientes é o mesmo que estabelecer uma relação duradoura entre a empresa e o público. A eficiência na comunicação é o pilar para que o funcionamento desta relação. Então, o email marketing ajudará a comunicar e relacionar-se com os seus clientes. Veja como abaixo!

Como fidelizar os clientes com o Email Marketing?

1 – Organização

Em primeiro lugar, faça um bom planeamento de marketing, tendo em conta as informações sobre o seu público-alvo, as personas e o funil de vendas. Este último factor é importante para analisar o comportamento do consumidor, para saber exactamente como o alcançar.

2 – Personalize o conteúdo dos emails

Ao personalizar o conteúdo também está a humanizá-lo, ou seja, está a demonstrar aos seus destinatários que eles estão a comunicar com uma pessoa e não uma máquina. Apesar de poder usar a automação para se dirigir directamente a cada pessoa, não deixe que demonstrar humanidade na sua comunicação.

Portanto, chame o cliente pelo seu nome, use a sua linguagem e envie uma mensagem que realmente lhe interesse, de acordo com as suas preferências.

3 – Calendarize os envios

Não envie emails a mais nem emails a menos. Se enviar a mais, as pessoas vão-se aborrecer; em contrapartida, se enviar a menos, vão-se esquecer de si. Então, o ideal é definir uma frequência de envios de acordo com as características do seu público-alvo. Deve enviar emails semanalmente? Quinzenalmente? Esta questão deve ser avaliada.

No seu calendário, lembre-se também das datas importantes do ano, como dia dos namorados, Carnaval, Páscoa, Black Friday, Natal… Enfim, todas elas podem ser uma boa oportunidade para se relacionar com o seu público. Não se esqueça também da importância da data de aniversário dos seus clientes, caso tenha recolhido essas informações.

4 – Crie uma conversa

Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que não ouve e só fala de si mesma. É exactamente igual com as marcas: os clientes não gostam que as marcas estejam sempre a falar de si mesmas.

Para que o cliente tenha a oportunidade de falar com o seu negócio, peça-lhe feedback, como opiniões, inquéritos, etc. É uma boa estratégia para fidelizar os clientes.

5 – O email deve adaptar-se aos diferentes dispositivos

O seu email deve ser facilmente aberto e lido em qualquer dispositivo, sem que isso prejudique a sua qualidade. Se a informação não for vista correctamente, vai perder oportunidades.

6 – Mantenha a sua estratégia actualizada

O marketing digital está em constante mudança e, por isso, é essencial que as empresas estejam sempre a par das boas práticas. Além disso, o comportamento dos consumidores também muda. Tudo isto é importante para adaptar a mensagem na hora de comunicar.

Em suma, pode aproveitar diferentes canais para fidelizar os clientes e o email marketing é um deles. Envie mensagens personalizadas aos seus clientes e potenciais clientes e tenha a sua estratégia sempre em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *