Como definir o público-alvo?

Ao definir o público-alvo, temos de ser capazes de responder a certas questões, como “quem são os meus clientes?”, “para quem ofereço os meus produtos?” ou “o que atrai o interesse deles?”. Só assim poderemos criar soluções e formas de divulgação que realmente atinjam os objectivos. Além disso, este processo permite criar estratégias focadas no cliente em vez do produto, como era feito antigamente.

No entanto, ainda há muitos profissionais que têm dificuldades em definir o público-alvo. Por isso, criámos este post para responder a essas dúvidas.

Como definir o público-alvo da sua empresa?

O público-alvo consiste nas pessoas que poderão vir a ter interesse nas suas soluções. Não adianta criar produtos muito bons, boas campanhas de marketing nem investir tempo e dinheiro, se não estamos a enviar as comunicações para o público certo. Por isso, siga estas dicas para definir o público-alvo certo para a sua empresa.

1 – Pesquise o mercado

Conhecer e entender o mercado é importante para se poder analisar as oportunidades e as opções às quais o público-alvo já tem acesso. Portanto, pesquise as acções da concorrência, como são os seus produtos, os diferenciais, o atendimento ao público, quais os canais de comunicação usados, a forma de linguagem, etc.

Um bom truque é visitar feiras e exposições, uma vez que reúnem a maioria das empresas do ramo e dá para ver como os consumidores se interessam pelas soluções.

2 – Converse com as pessoas

É importante fazer uma pesquisa com as pessoas, para se encontrar quem realmente se pode interessar pelos produtos ou serviços. Se já tem um produto bem definido e quer procurar melhores formas de o divulgar, essa pesquisa ajuda bastante.

Primeiro, imagine quem poderia beneficiar com o seu produto. Depois, use as redes sociais para encontrar esses grupos de pessoas e fazer contacto.

Converse com as pessoas, peça-lhes a opinião sincera e, principalmente, ouça o que eles têm a dizer.

Além disso, a pesquisa vai ajudar imenso a conhecer melhor os potenciais clientes, ou seja, obterá dados importantes, como a melhorar linguagem a usar, as suas necessidades, como eles usam o produto, etc.

3 – Crie grupos de segmentação

Segmente o seu público-alvo em grupos, divididos por idade, profissão, linguagem, localização ou qualquer outra característica que seja importante para si e o seu produto.

Ao criar os grupos, poderá entender a necessidade de cada um e produzir conteúdos adequadas a cada um.

4 – Defina a sua persona

Definir somente o público-alvo pode não ser suficiente para alguns negócios. É aí que entram as personas. Enquanto o público-alvo oferece uma visão geral dos potenciais clientes, a persona é, basicamente, uma personagem fictícia do comprador ideal. Tem uma identidade bem definida, tanto a nível demográfico como comportamental.

O público-alvo é o primeiro passo para quem ainda está a desenvolver a sua estratégia e quer compreender melhor a audiência. Depois é que se usará as personas como forma de segmentar ainda mais o público e conseguir definir estratégias mais individualizadas.

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