Como criar um bom website?

Todos os dias lemos notícias na internet, usamos aplicações móveis e visitamos vários websites. Muitas vezes, a experiência online não é muito boa, pois muitos sites ainda têm designs que não respeitam a experiência do usuário.

Por isso, neste artigo decidimos mostrar os princípios para criar um bom website. Assim, seguindo estes princípios, os seus usuários terão uma boa experiência ao navegar no seu site e terão uma melhor imagem da sua empresa.

Princípios para criar um bom website

1 – O Design deve-se focar na experiência do usuário

As pessoas nem sempre se lembram do conteúdo do site, mas lembram-se de como este os fez sentir. Os gráficos, o layout, o texto e os elementos interactivos têm a função de apresentar uma experiência aos usuários, não só para lhes mostrar informação.

Portanto, é essencial que o seu website se destaque, face a toda a informação que existe na internet. Os websites mais modernos contêm mais elementos visuais e interactivos. Além disso, têm mais em conta as respostas emocionais dos usuários.

2 – Os websites lidos na íntegra

Normalmente, as pessoas não lêem toda a informação presente no website. Os infográficos e outros elementos visuais têm-se tornado a melhor forma de obter informação. Por isso, use este tido de estratégia no seu website, pois as pessoas irão processar melhor a informação.

3 – Os usuários querem clareza e simplicidade

Em meio segundo, os usuários avaliam o design de um website. Por isso, decida o que pretende que os usuários façam no seu site. Além disso, não dificulte a procura pelos botões de acção (call to action). Assim, coloque a atenção visual no botão ou botões nos quais pretende que as pessoas cliquem.

Do mesmo modo, o design consistente e claro também é muito importante, pois as pessoas sabem exactamente o que esperar do site. Evite fazer mudanças muito drásticas, para evitar confusões.

4 – Elementos comuns de design vs. Criatividade

Quando certos elementos de design são comuns em todo o lado, não os reinvente só para se tornar criativo. Se os utilizadores tiverem dificuldades em decifrar os elementos visuais, eles vão abandonar o site. Isto quer dizer que, embora possa considerar o tradicional aborrecido, afastar-se desta lógica pode fazer com que o seu website seja difícil de compreender, aos olhos dos usuários.

Por isso, o ideal será começar a criar o site com foco na usabilidade e depois preocupar-se com o design e respectivos elementos visuais

5 – Conheça a audiência

Antes de criar o website ou aplicação móvel, temos de conhecer a audiência, pois assim saberemos como criar a interface. Ou seja, saberá quais as necessidades e desejos das pessoas e, assim, criar o melhor design para atender a essas necessidades. Um truque é ver o que a concorrência faz a nível de cores, layout e estilos.

Portanto, quando usamos estilos que a concorrência já conhece bem, será mais fácil acederem ao seu website. Em seguida, poderá diferenciar-se com as suas próprias ideias.

6 – Hierarquia visual

Ao colocar os elementos mais importantes na interface, destaque-os para que os usuários se foquem neles. A nível de design, há muitas maneiras de destacar certos elementos.

Em suma, os usuários precisam de uma ligação emocional com a experiência de usar o seu website. Se está meramente a criar uma interface e não uma experiência, então terá chances limitadas de ganhar o que precisa para ter sucesso.

Os websites têm de ser fáceis de navegar, de usar e ser criados com cores e fontes próprias para a sua audiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *