Campanhas de SMS Marketing de sucesso? Leia estas dicas!

As campanhas de SMS Marketing já são há muito tempo usadas no mundo do Marketing Digital. Não obstante, ainda nem todas as empresas recorrem a esta estratégia. Se isto ainda não faz parte do plano da sua, então leia estas dicas!

Neste artigo, vamos primeiro compreender que tipo de SMS pode mandar aos seus clientes e, em seguida, dicas para enviar campanhas de SMS Marketing com sucesso.

Tipos de SMS Marketing

Transaccional: envio de lembretes, prazos de entrega e outro tipo de informação semelhante.

Promocional: descontos, ofertas, brindes, entre outros.

Suporte ao cliente: acompanhar os clientes e obtenção de feedback após a compra.

Pesquisas: perguntar aos clientes o que acharam de determinado produto ou serviço.

Convites para eventos: caso a sua empresa organize um evento, por exemplo, o lançamento de um novo produto.

Dicas para as suas campanhas de SMS Marketing

Não envie SPAM

Em primeiro lugar, é recomendável enviar campanhas de SMS Marketing somente às pessoas que aceitaram receber este tipo de comunicação. Por isso, pergunte sempre aos clientes que realmente querem receber SMS das sua empresa. Em seguida, deve tentar perceber que tipo de campanha interessa mais ao cliente.

Em vez de comprar bases de dados, é melhor construir uma base com contactos que autorizaram receber comunicações suas e enviar-lhes campanhas que realmente lhes interessem.

Envie mensagens personalizadas

Ao incluir o nome da pessoa na mensagem e, se possível, o tipo de comportamento (se comprou um produto ou outro, por exemplo), vai ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente, tal como acontece no Email Marketing. Então, use uma linguagem próxima do cliente, mas não demasiado pessoal.

Evite erros ortográficos!

Escrever com erros ortográficos ou gramaticais causa uma má impressão sobre a marca, principalmente neste tipo de comunicação, em que só há texto. O espaço para escrever a mensagem é curto, por isso deve ser bem aproveitado para passar a mensagem de eficazmente. Se escrever com erros de ortografia, vai tudo por água baixo, pois os clientes não irão levar a mensagem a sério.

Atenção ao horário de envio

Tente enviar as suas campanhas de SMS Marketing durante o horário laboral (entre as 8h e as 18h). Neste período, as pessoas estão mais propensas a compras e não se irão sentir invadidas.

Frequência e quantidade de envios

Tenha cuidado para não enviar demasiadas mensagens, pois a pessoa vai-se cansar. Para isso, defina uma estratégia com meses, dias e horas, para poder enviar as suas mensagens de forma equilibrada, sem ser aborrecido.

Envie uma mensagem directa

O espaço para escrever a mensagem é pouco, no entanto pode ser uma oportunidade. Por isso, aproveite para ir directamente ao objectivo da mensagem, sem muitos rodeios.

Use momentos oportunos

Unvie mensagens depois de a pessoa ter feito uma compra, no aniversário do cliente, no Natal, ou noutras datas comemorativas. Estes são os momentos que mais estimulam uma acção após receber a mensagem. Por exemplo, no aniversário do cliente, pode enviar-lhe um cupão de desconto válido para todo o mês.

Incite a curiosidade

As primeiras palavras da mensagem são aquelas que logo captam a atenção do cliente. Se não chamar a atenção, a pessoa não vai ler o resto. Portanto, escreva de forma a cativar logo o cliente e incite a curiosidade.

Tenha atenção às estatísticas

Sem avaliar as estatísticas, como taxas de cancelamento, taxas de abertura, etc., não vai saber se as suas campanhas de SMS Marketing estão a resultar. Use softwares que ajudem a monitorizar as estatísticas dos seus envios. Assim, saberá em que campanhas poderá apostar mais e quais poderá descartar futuramente da sua estratégia.

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