B2B e B2C em Email Marketing: como diferenciar?

O Email Marketing continua a ter muita força, ao lado de outras estratégias de Marketing Digital. Para as empresas definirem melhor a sua estratégia e lançar boas campanhas, têm de saber a diferença entre B2B e B2C a nível de Email Marketing. Portanto, há que conhecer os diferentes tipos de email a enviar, estruturas das campanhas, etc.

Diferenças entre B2B e B2C

Diferentes ciclos de compra

Os ciclos de compra em B2B são mais longos, podendo durar semanas a meses, pois os negócios precisam de tomar bem as decisões.

Ao contrário do que acontece com os consumidores finais, o ciclo B2B:

  • Pode durar várias semanas;
  • Pode envolver várias pessoas na tomada de decisão;
  • Expõe os compradores a vários conteúdos, como eBooks, webinars, estudos de caso, etc.

Por outro lado, quando se trata de Email Marketing B2C o foco deve estar nas decisões por impulso dos leitores. Normalmente, as campanhas B2C são dirigidas a uma audiência mais abrangente, cujo ciclo de vendas dura até 24 horas. O funil de vendas é simples:

Abertura do email → clique no link → visita à landing page → compra.

O conteúdo tem um papel mais importante nos emails B2B

Em B2B, o conteúdo promocional perde em relação ao conteúdo relevante. Este tipo de conteúdo inclui eBooks, infográficos, artigos em blog e outros conteúdos educativo. O conteúdo tem de ser relevante a ponto de os leads quererem falar consigo.

Por outro lado, no Marketing B2C, é melhor enviar conteúdo que incite a efectuar uma compra. Pode enviar descontos, promoções ou outro tipo de benefício.

O tipo de valor oferecido pelo email

Uma campanha para um público B2B não precisa de ser muito apelativa a nível visual para incitar uma compra. Além disso, deve sim mostrar liderança e posição da marca a nível de resolução de problemas. Por isso, estes emails devem ser informativos e mencionar quais as soluções que a empresa oferece.

As campanhas B2C têm de se focar nas emoções dos compradores. Por isso, têm de ser visualmente apelativas, bem como devem conter call to actions, imagens dos produtos, links para uma landing page, etc.

A hora ideal para enviar varia

Para saber qual o melhor dia da semana e qual a melhor hora para enviar emails, deve testar! No entanto, há algumas dicas “gerais”:

  • As listas de contacto B2B podem abrir o email a qualquer hora do dia, em horário laboral, enquanto os contactos B2C provavelmente só abrirão após o horário de trabalho;
  • Os contactos B2B podem estar ocupadas durante o dia, por isso experimente enviar as campanhas entre as 11:00 e as 13:00, perto da hora de almoço.
  • Os contactos B2C, provavelmente, vão para casa jantar e vêem o email após essa hora. Considere enviar os emails depois das 20:00 ou 20:30.

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