Aniversário de clientes: aproveite para fidelizar!

Os novos consumidores digitais estão à espera de que as marcas interajam com eles. Além disso, querem ser tratados como indivíduos únicos, bem como querem ser reconhecidos e lembrados pelas marcas. Portanto, querem sentir-se importantes. Por isso, o aniversário de clientes é das datas mais importantes para demonstrar que eles são únicos. O aniversário de clientes é uma excelente estratégia de fidelização, assim como uma boa estratégia para gerar mais vendas.

Use o aniversário de clientes a seu favor

Email Marketing personalizado

Email Marketing é uma das estratégias mais utilizadas para captar a atenção das pessoas, principalmente quando são tratadas de forma pessoal e única. Segundo o relatório da multinacional Experian, The birthday and anniversary report, os emails de aniversário apresentam maiores taxas de abertura e de cliques do que os emails comuns.

Antecipe o aniversário de clientes

É comum as empresas enviarem o email de aniversário no próprio dia. No entanto, também convém antecipar a data, por exemplo, com o desconto em produtos na loja, oferta de um cupão, etc. Além disso, mantenha a oferta válida durante um ou dois dias antes e depois da data. Ou então, se fizer sentido para o seu negócio, a oferta pode ser válida durante todo o mês em que o cliente faz anos.

Utilize o SMS Marketing

Já sabemos que o SMS Marketing é uma das formas de comunicação mais pessoais e personalizadas. A mensagem deve ser curta, por isso, aproveite para enviar um código de desconto ou uma percentagem, que logo chamará a atenção.

Por exemplo:

  • Está a chegar o seu aniversário! Nos próximos dois dias, aproveite o desconto de 40% em qualquer artigo da nossa loja.
  • Chegou o mês do seu aniversário! Durante este mês, usufrua de um desconto de 35% na nossa loja.

Use as plataformas adequadas

É impossível conferir as datas de aniversário de cada um dos clientes. Por isso, existem plataformas que permitem a configuração de envios automáticos nas datas de aniversário. Assim, garante que nenhum cliente será esquecido. Por exemplo, é o caso da plataforma EasySMS.

Ofereça o melhor tratamento aos clientes

Para conseguir fidelizá-los, os clientes têm de se sentir importantes para a empresa. Portanto, em toda a comunicação, principalmente no aniversário de clientes, mostre o quão importante eles são.

Atenção ao perfil da pessoa

A mensagem deve ter atenção ao perfil do seu cliente, isto é, tem de ser uma conversa com ele, mostrando que a empresa o conhece e está disposta a ajudá-lo.

Não se esqueça do pós-venda

A comunicação com os clientes deve continuar após estes terem efectuado a compra. Isto demonstra preocupação em resolver hipotéticos problemas e em saber se a pessoa está satisfeita com o produto ou serviço. Assim, o cliente estará mais disposto a realizar uma nova compra.

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